A máquina de lavar está vazando

A máquina de lavar está vazando

Você enfrenta uma poça d’água inesperada perto de sua máquina de lavar. É sobre não entrar em pânico.

O vazamento que você vê pode ser facilmente reparado. É necessário proceder de forma metódica: em primeiro lugar, identificar a causa do vazamento; em seguida, concentre-se em resolver a falha do elemento com defeito:

  1. Que tipos de vazamentos podem afetar a máquina de lavar?
  2. Como consertar com um custo menor?

 

A regra para determinar a causa do vazamento é encontrar o local exato onde a água está fluindo.

Podemos separar as causas dos vazamentos de acordo com se eles causam:

  • um vazamento de água na parte traseira da máquina de lavar;
  • na frente da máquina;
  • ou sob a máquina.

Desligue sempre a sua máquina de lavar. Você pode se ferir se manusear um dispositivo ligado. Observe que se sua máquina de lavar for da BOSCH, SIEMENS ou SAMSUNG, é muito provável que os seguintes códigos de erro sejam exibidos:

Na BOSCH, os seguintes códigos são exibidos quando há vazamentos na máquina de lavar:
Para SIEMENS, os seguintes códigos estão em causa:
para SAMSUNG:

VAZAMENTO TRASEIRO

Uma máquina de lavar tem várias mangueiras localizadas na parte traseira.

A função dessas mangueiras é abastecer a máquina de lavar com água durante os ciclos de lavagem. Eles podem ser vítimas de dois tipos de mau funcionamento: uma perda de aperto ou uma conexão com defeito.

Perda de estanqueidade dos tubos externos

Sintoma

Um vazamento na máquina de lavar pode ser o resultado de uma perda de estanqueidade nas tubulações externas. Com o tempo, os materiais desses tubos tendem a se expandir, até perderem a vedação. Nesse caso, durante a lavagem, parte da água enviada para a lavadora escapa, causando o vazamento.

Um vazamento de água devido aos tubos externos é fácil de detectar. Tal situação é caracterizada pela existência, durante todo o período de lavagem, de um escoamento de água ao longo do cabo das tubulações. Para testar se o vazamento está vindo das mangueiras externas, você só precisa executar um programa de lavagem regular e observar se há gotas de água continuamente escapando dos cabos na parte traseira da máquina de lavar.

Solução

Neste caso, examine os tubos em questão. Se eles parecerem velhos ou danificados, substitua-os. Se as mangueiras com vazamento estiverem em boas condições, substitua as juntas e arruelas internas.

Uma conexão defeituosa dos tubos externos

Sintomas

As mangueiras externas da máquina de lavar são conectadas a uma mangueira de drenagem de águas residuais. O vazamento pode ser de uma conexão solta ou de uma vedação com defeito.

Se for este o caso, a água não fluirá ao longo dos tubos externos, mas cairá verticalmente sob a junção entre os tubos. Uma pista reveladora é uma poça limitada na parte inferior da parede, onde os tubos de drenagem são conectados.

Solução

Neste caso, a junção entre os tubos deve ser aparafusada com um alicate. Se o problema persistir, é necessário substituir toda a mangueira.

Uma obstrução da evacuação

Sintomas

Um vazamento na parte de trás da máquina de lavar pode ser causado por um mau funcionamento da estação de tratamento de águas residuais (o tubo embutido na parede ao qual os tubos externos da máquina de lavar estão conectados).

O ralo pode estar entupido e causar os mesmos sintomas de um vazamento na máquina de lavar.

Para verificar isso, é necessário desparafusar (após parar a máquina de lavar) a junção entre a estação de drenagem e as tubulações externas da máquina e observar se está fluindo água.

Solução

Neste caso, você pode usar um produto de desbloqueio de tubulação. Este tipo de produto é facilmente encontrado no mercado.

Você também pode fazer isso manualmente usando um espião de encanamento. É uma ferramenta muito prática, composta por uma cabeça de furão e uma longa cauda de metal, que basta introduzir num tubo para o desbloquear.

VAZAMENTO NA FRENTE

Problema de excesso de espuma

Sintomas

Um vazamento localizado na frente da máquina de lavar pode ser a primeira causa da produção excessiva de espuma durante os ciclos de lavagem. Se muita espuma for produzida, a água tenderá a transbordar do tambor e criar uma poça na frente da máquina. Esse excesso de espuma resulta, na maioria dos casos, de um erro no uso do detergente. Verifique se o detergente é colocado no recipiente previsto para o efeito e não no do amaciador. Outro uso indevido de detergente é colocar mais detergente do que o necessário.

Hoje, a lavanderia é muito eficiente e todos nós tendemos a ter uma mão pesada para lavar nossa roupa. A maioria dos encanadores recomenda reduzir pela metade o valor nas caixas de embalagem. Além disso, a água “dura”, ou seja, fortemente calcária, promove a formação de espuma.

Para verificar se há excesso de sabão, lave a roupa normalmente. Após a lavagem, mergulhe a roupa em uma banheira com água. Se a água ficar turva, significa que suas roupas ainda estão encharcadas de sabão e você está usando muito sabão.

Solução

Uma solução óbvia é reduzir a quantidade de detergente usado. O excesso de espuma também pode ser evitado instantaneamente adicionando sal fino à gaveta de sabão.

Sobrecarga da máquina de lavar ou problema de desequilíbrio

Sintomas

Se você colocar muita roupa na máquina, é possível que ocorra um vazamento de água. De facto, se a quantidade de roupa for demasiado grande, existe o risco de a roupa se acumular apenas numa parte do tambor , causando um desequilíbrio deste. Nesse caso, parte da água de lavagem pode sair do tambor, causando um vazamento, veja um exemplo aqui https://assistenciabrastemp.online/

Para testar se o vazamento é devido a sobrecarga do tambor, faça uma máquina cheia com pouca roupa e observe se o vazamento se repete.

Solução

Basta lavar com menos roupa. Também é possível adquirir suportes de fixação no solo para estabilizar sua máquina.

VAZAMENTO ABAIXO

Uma máquina de lavar possui uma bomba de drenagem localizada na parte traseira do tambor. Esta bomba é usada para evacuar a água do tambor para a estação de drenagem.

As fugas na parte inferior da máquina de lavar são o resultado de um mau funcionamento dos elementos no interior da bomba ou de uma perda de estanqueidade nos tubos internos.

Vazamento de tubos internos

Sintomas

Uma máquina de lavar possui várias mangueiras internas (mangueiras) que conectam a bomba, tambor, motor e mangueiras externas. Semelhante aos problemas que afetam tubos externos (veja acima), eles podem estar sujeitos a perda de estanqueidade devido à expansão de seus materiais ou obstrução de seus dutos.

Para descobrir, desparafuse a escotilha localizada sob a máquina e examine a condição de cada mangueira e cada selo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *